Quem pode fazer
Quem pode fazer uma cirurgia plástica?
Os resultados satisfatórios e o bem-estar após a cirurgia plástica dependem de vários fatores. Entre eles, está a condição geral do paciente antes do procedimento. Não é qualquer pessoa que pode se submeter a uma cirurgia plástica. É necessário, antes de tudo, estar em boas condições físicas e mentais para passar por uma cirurgia plástica. Algumas considerações importantes:
- É preciso entender as limitações de uma cirurgia plástica. Não há procedimento que trará a perfeição ou o resultado exato imaginado pelo paciente, embora seus resultados, na maioria das vezes, contribuam para o aumento da autoestima.
- Não é aconselhável procurar uma cirurgia plástica em um período de instabilidade emocional. O fim de um relacionamento, a perda de alguém ou de um bem, ou até mesmo de um emprego pode causar na pessoa uma necessidade de mudança. No entanto, a instabilidade não pode ser suprida por uma cirurgia plástica, ela não deve resolver problemas, emocionais, conjugais ou profissionais.
- Prepare-se para enfrentar o pós-operatório. Isso inclui, possivelmente, repouso, incômodos, dores, cicatrizes e outras intercorrências.
- Esteja ciente de que a cirurgia plástica, estética ou reparadora, apresenta riscos iguais a qualquer outra cirurgia eletiva.
- Pacientes menores de 18 anos requerem autorização dos pais para cirurgia, e uma avaliação especial para definir a maturidade física e mental necessárias para determinados tipos de procedimentos.
- Diminuir os riscos de uma cirurgia plástica quer dizer realizar rigorosamente os exames pré-operatórios exigidos, escolher um bom cirurgião plástico, bem como uma equipe cirúrgica bem preparada e instalações adequadas (responsabilidades do cirurgião).