Cirurgia Plástica
O que é cirurgia plástica
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica, trata-se de uma especialidade cirúrgica encarregada de reconstruir tecido corporal e facial que, devido a doenças, defeitos ou transtornos, requeiram remodelação ou remodelado, seja proporcionando ao paciente uma aparência o mais aproximada possível do normal, seja reparando sua capacidade de funcionamento.
A origem do termo, etimologicamente é a seguinte: Plástica vem do Latim plasticus, o mesmo que o Grego plastikos, “capaz de ser moldado”, de plastos, “moldado”, de plassein, “moldar”. Assim, cirurgia plástica remete à ideia de que o corpo possa ser moldado. Assim, é possível dizer que é a área da medicina que permite, por meio da atividade manual amparada por instrumentos, dar ou modificar a forma dos tecidos.
A Cirurgia Plástica abrange dois tipos diferentes de intervenção: Cirurgia Plástica estética e Cirurgia Plástica reconstrutiva ou reparadora. A Estética é um tipo de cirurgia plástica utilizada para remodelar as estruturas normais do corpo, principalmente para melhorar a aparência e autoestima do paciente. Já a reparadora é um tipo de cirurgia plástica realizada nas estruturas anormais do corpo, cujas anomalias podem ser devidas a traumatismo, infecção, defeitos congênitos, doenças, tumores, ou ainda no desenvolvimento. Normalmente, realiza-se este tipo de cirurgia com o objetivo de melhorar a função, podendo, no entanto, ser igualmente realizada para proporcionar ao paciente uma aparência que se aproxime o mais possível do normal.
Por fim, deve-se considerar como especialidades dentro da Cirurgia Plástica: a Cirurgia Craniofacial, Cirurgia dos Fissurados, Microcirurgia, Cirurgia Periorbitária, Cirurgia Reconstrutora dos tumores, Cirurgia da Mão, Cirurgia dos Genitais, Cirurgia Plástica Pediátrica e a Cirurgia Estética.